Proposição artística: Ninhos- com Balangandança ( SP)

Por: Aline Wendpap com a colaboração de Emanuel Wendpap Leão 07 (anos)

 

Na noite de sexta-feira dia 19 de maio, o jardim do Sesc Arsenal ganhou um encanto maior do que o habitual, pois uma passarinhada por lá se aninhou, era a Balangandança Cia, que a criançada despertou.

O bando monta seus ninhos, canta e mostra seus movimentos, com a delicadeza particular das aves, cativando o público de tal maneira, que foi impossível aos pequenos resistir à dança. Assim, numa sintonia perfeita entre brincadeira, dança e revoada os artistas saem de seus ninhos, com o propósito de convidar o público a voar com eles.

O mais lindo e surpreendente, para quem “adulteceu”, foi ver como as crianças embarcaram no voo, atenderam o chamado… com isso ficamos cá pensando, que em dias de tanto desamor, um carinho em forma de espetáculo foi reconfortante, para papais, mamães e especialmente para os pequeninos, que após serem convidados à partilhar a cena, se recusaram a voltar às suas antigas posições de espectadores passivos. Já que agora são sujeitos de seus percursos, como pretendido pela Balangandança Cia.

Por fim, os “piu, piu, piu” e outros cantos magistralmente executados pela sonoplastia, bem como o trabalho de corpo gerador de movimentos belíssimos, proporcionaram a felicidade das crianças protagonistas, que voaram, rodearam e reorganizaram os troncos/ninhos a maneira delas, coisa mais linda! Porque esperamos que seja a arte, o local onde elas sempre possam se aninhar.

Texto escrito para o blog Parágrafo Cerrado, a partir da programação do Festival Palco Giratório no período de 04/05/2017 a 27/05/2017, no Sesc Arsenal.

Anúncios