Proposição artística: Liga/Desliga– Mina produções – Cuiabá-MT

Por Eliete Borges Lopes

Em:28/01/2017

Liga desliga insinua um movimento. Liga desliga insinua um movimento. Um movimento infantil. Um movimento que repete. Liga desliga contém no gesto enunciado, duas ações diferentes, antagônicas e complementares ao mesmo tempo. Essa repetição e antagonismo é a interação entre o corporal e o extra-corporal. Limites tênues para o corpo-infância. O corpo da criança e sua extensão lúdica, o brinquedo, tendem a ser mais que tudo, uma mesma e única coisa.  A criança liga e desliga o brinquedo da mesma maneira como o faz com seus movimentos. Assim, ela repete e repete. No corpo e no brinquedo, no movimento e na brincadeira. E o que quer o repetir? Seria prazer? Repetir e repetir dá prazer? Quando? O espetáculo Liga Desliga responde quando repetir dá prazer, pois ele é justamente um elogio e um convite ao brincar.

A repetição de um gesto, um movimento, um ato ou uma cena pode levar a um Acontecimento. O Acontecimento abre no tempo um espaço para que o novo se manifeste; mesmo na repetição. Um espaço privilegiado para o Acontecimento, para o novo, é exatamente a infância. Momento privilegiado das desconstruções, seja na linguagem, nos sentidos, nas imagens… enfim… no tornar-se o que se é.  No espetáculo infantil Liga Desliga abre-se um espaço para a imaginação de maneira que o novo se manifesta na diferença. A diferença reside justamente na perspectiva da dança. O movimento de dança contemporânea que perpassa o espetáculo é o que ele tem de mais original. É onde o corpo pode fazer a brincadeira, os jogos e a linguagem dançarem. Fazer convergir o espaço de cena, dança e circo é tarefa ampla e que insiste num diálogo híbrido, ao mesmo tempo desejante de radicalidades de aprofundamento em cada uma das modalidades. Sob meu ponto de vista o espetáculo caminha para isso enquanto Liga Desliga jogos, pensamentos, cores, palavras… e muitas risadas.

 

Texto escrito para o blog Parágrafo Cerrado, a partir da programação da Colônia de Férias Sesc Arsenal, no período de 21/011/2017 a  29 /01/2017.

 

Anúncios